Liliane homenageia Santa Maria e promete PEVs na cidade

A vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz presidiu sessão solene na noite de quarta-feira, 24 de fevereiro, em comemoração aos 26 anos de Santa Maria. Centenas de moradores compareceram ao Salão Comunitário Nova Cidadania, na QR 207, Área Especial, para prestigiar o evento. Liliane prometeu enviar R$ 2 milhões em emedas para que sejam construídos Pontos de Entrega Voluntária de lixo (PEVs) na cidade.

 

“Quero que Santa Maria seja pioneira na luta contra o mosquito Aedes aegypti e contra a dengue, zika e chikungunya. Eu destinei, no ano passado, quase R$ 2 milhões para o SLU construir PEVs nas cidades, mas eles não fizeram e perdemos esse dinheiro. Este ano, quero garantir os PEVs para Santa Maria”, disse Liliane, com aval do administrador da cidade, Nery do Brasil, de que as obras serão realizadas. “Há muito tempo estou preocupada com o lixo jogado de qualquer jeito na cidade se transformando em criadouros do mosquito. Vamos juntos acabar com essas doenças”, completou a parlamentar.

 

Liliane abriu os microfones para a população e lideranças da cidade que cobraram ações do governo para a resolução de alguns problemas na cidade, principalmente os relacionados à falta de segurança e falta de médicos nos hospitais. Pioneiros fizeram uso da palavra e aproveitaram a presença de representantes das áreas de saúde, educação e segurança para reivindicar melhorias para Santa Maria: mais pediatras, menos buracos nas pistas, coleta de lixo regular, mais linhas de ônibus foram alguns dos pedidos dos moradores.

 

Tomada pela emoção, a parlamentar lembrou, em seu discurso, a saga do pai, Joaquim Roriz, para tornar o que então era mais uma de tantas invasões que tomavam conta do Distrito Federal à época. “A cidade tinha 64 favelas, onde viviam – melhor, sobreviviam – mais de 400 mil pessoas. Já pensou? Brasília estava virando um imenso descampado, coberto de barracas. Papai conseguiu retirar todas as invasões, sem violência, sem trator, sem polícia com cachorro. Deu a elas um lote, uma bica de água e um fio de luz”, disse.

 

Santa Maria foi criada no início da década de 90, pelo então governador Roriz, com o Programa de Assentamento de Famílias de Baixa Renda em lotes semi-urbanizados. O governo loteou uma área do Núcleo Rural Santa Maria e transferiu os moradores das invasões do Gama e das demais localidades do Distrito Federal para esta cidade que poucos acreditavam.

 

Convite – Liliane aproveitou o evento e convidou a população de Santa Maria para comparecer, na próxima segunda-feira, 29 de fevereiro, às 19 horas, na sede nacional do PTB (SEPN 504 bloco A n. 100, cobertura do Edifício Ana Carolina, na Asa Norte) para a solenidade de sua filiação ao Partido Trabalhista Brasileiro. “Conto com todos vocês. É uma nova fase, novo partido, um partido que se preocupa com o povo, com o trabalhador, que tem história no país, desde sua criação, por Getúlio Vargas”, ressaltou a deputada.

_facebook


_youtube


_twitter