A Deputada

bg_liliane

 

 

Conheça Liliane Roriz

 

Liliane Roriz está em seu segundo mandato como deputada distrital. Reeleita nas últimas eleições com 16.745 votos, a parlamentar mantém o foco de lutar por um Distrito Federal melhor para todos, por políticas públicas de proteção de minorias e redução de desigualdades.

 

A distrital começou a atual legislatura como vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, eleita pelos próprios colegas da Casa para um mandato de dois anos (2015/2016). Pelo Legislativo, Liliane trabalhou pelo resgate da confiança da população do DF na Câmara e pela aproximação da Casa de Leis com o cidadão.

 

Mas, como parlamentar eleita, Liliane Roriz tem seu foco na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e na apresentação de projetos de relevância para o Distrito Federal, além de cobrar do governo as melhorias prometidas e que a população da Capital também precisa.

 

A política no sangue

 

Liliane provém de uma família tradicionalmente conhecida em ajudar os necessitados. Acompanhou o pai, o ex-governador Joaquim Roriz, durante seus mais de quarenta anos de vida pública, bem como as ações sociais de sua mãe, Weslian Roriz, o que a tornou uma pessoa sensível às causas mais nobres. Aprendeu dentro da própria casa a fazer política do bem em prol dos mais humildes.

 

Um exemplo disso foi a implantação do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida- COEP/DF. Trata-se de um Comitê Nacional, criado em 1993, pelo sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho, com o objetivo de minimizar os efeitos causados pela fome e miséria do país. Na época, como secretária-executiva do COEP/DF, recolhia toneladas de doações de alimentos por todo o Distrito Federal para serem distribuídas para famílias em situação de risco social, abaixo da linha da pobreza.

 

Sua trajetória

 

Liliane Roriz é administradora de empresas e jornalista. Foi eleita deputada distrital nas eleições de 2010, a quinta mais votada da legislatura. Antes da vida pública, porém, foi apresentadora de programa de variedades cultural, de moda, culinária e outros nas TVs Apoio, Brasília e Record. Também atuou em duas produções do cineasta Afonso Brasa (in memorian). Foi colunista de variedades da tradicional revista Brasília em Dia e apresentou o programa “Liliane Roriz com Você” na Rádio Mania FM.

 

Hoje, com 50 anos, a trabalhista Liliane Roriz – filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) -, destaca-se pela permanente preocupação na área social. Sensível aos anseios e necessidades das pessoas, confere especial atenção aos problemas apresentados de cada localidade, fatos que lhe garantiram a presidência da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa nos anos de 2011-2012, e a Comissão de Educação, saúde e Cultura da Casa de 2013 a 2014. No comando dos grupos, idealizou o projeto “Comissão Itinerante”, que levava a reunião das comissões a cada 15 dias para as regiões administrativas do DF, a fim de discutir os problemas sociais da comunidade com a presença da população, além de visitar todas as unidades de saúde, cultura e educação do Distrito Federal, para conhecer de perto os problemas das áreas.

 

Conquistas para o povo do DF

 

Ao todo, Liliane Roriz apresentou mais de 150 projetos de lei – 37 aprovados na Câmara Legislativa -, dos quais mais de 20 já viraram leis no DF. De temas importantes como o que garante o desconto de 5% no valor do IPTU para quem pagar o imposto à vista, o que isenta o aposentado acima de 60 anos e de baixa renda de pagar o IPTU e até o que obriga o GDF a divulgar os dados oficias da saúde na internet. Foram 1.120 proposições, entre indicações (868) – que atenderam as demandas de todas as cidades do DF – e emendas (R$ 76 milhões para garantir obras e melhorias para as cidades do Distrito Federal.

 

Para garantir a preservação de Brasília, Liliane lutou contra a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) apresentado pelo governo PT, que pretendia, entre outras coisas, lotear o Eixo Monumental de Brasília e entregar a orla do Lago Paranoá para a especulação imobiliária. Liliane também aprovou lei para garantir a preservação da Catderal de Brasília. A história e preservação da capital tem a atenção especial da deputada que lutou e conseguiu manter o nome do craque mané Garrincha no estádio de futebol reconstruído para a Copa do Mundo no Brasil de 2014.

 

Já são quase seis anos de trabalho na política para garantir conquistas e melhorias para o povo do Distrito Federal. E Liliane Roriz afirma que pretende trabalhar ainda mais pela população, principalmente a menos favorecida. Para ela, seu mandato de deputada distrital foi e será conduzido para atender o que as comunidades mais reivindicam. “Legislar também é definir prioridades após ouvir o povo”, diz, ao parafrasear o ex-governador Roriz, que costumava clamar a frase quando estava no comando do Executivo local.

 

 

_facebook


_youtube


_twitter